terça-feira, 2 de novembro de 2010

Amora e Jabuticaba



A primeira coisa que penso quando vejo essas adoráveis frutinhas é em fazer uma gostosa geléia.
Aliás, uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei aqui, foi providenciar um bom livro sobre o assunto.
O livro que encontrei na ocasião, foi mais que um presente. Encontrei essa edição da Time - Life e que teve como consultor Richard Olney, uma super craque no assunto.
Na verdade, como o assunto é Conservas, ele fala sobre todas as maneiras de se conservar um alimento seja, congelando, fazendo geléias, conservas, a salga, secagem e conservação em gordura, etc...
O livro tem de A a Z tudo sobre o assunto e as receitas de chutneys os mais variados, ketchups (de limão!), uma maravilha.
E quem disse que tinha geléia de jabuticaba? Lógico que não! Jabuticaba só no Brasil...
Fui então correr atrás das receitas, e deu tudo certo, mas depois de algum tempo.
Faço assim:
Peso a fruta, coloco a mesma quantidade de água + 200 ml, fervo e depois dou uma coada espremendo bem até sair todo o caldo. Acrescento 500 ou 400gr de açúcar.
Deixo ferver até começar a borbulhar. Depois dassa fase, deixo de 15 a 20 minutos.
Vou experimentando para ver se já deu o ponto.
Uma dica Conservas e Compotas além de receitas de chutneys e picles.






2 comentários:

  1. Heloisa, suas fotos me deram água na boca!
    Tenho tanto amoreira como jaboticabeira aqui, mas nunca fiz geléia de jaboticaba...Já anotei a receita e vou experimentar...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Heloisa do céu! Vim ver seus blogs e me deparo com essas delícias :) Acredita que nunca comi jabuticaba?!! Vergonha!
    Esse livro é realmente maravilhoso, eu o chamo de relíquia, pois não se vende mais nas livrarias :o
    Eu adorei sua foto do perfil. Te achei muito simpática :))
    Muito obrigada por ter me visitado, adorei :)
    Um grande abraço flor,
    Queila

    ResponderExcluir